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Ciências Biológicas

Perfil do Curso


 

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, inserido nas áreas das Ciências Biológicas, tendo o seu Projeto Pedagógico calcado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso.


Pretende-se que ao terminar o curso, os formandos sejam capazes  de atuar como educadores e que dominem não apenas o conteúdo técnico, científico e pedagógico, mas, sobretudo, que sejam capazes de perceber analítica e criticamente a realidade social, ambiental, econômica e cultural em que irão atuar. 


O curso engloba uma área de conhecimento interdisciplinar que trata da educação formal (objetivos, problemas, modalidades, metodologias e teorias que a fundamentam) e outra de conhecimento científico (conceitos, hipóteses, teorias, metodologias da pesquisa, objetivos, fundamentação e análise).


O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UNIASSELVI visa desenvolver o perfil do professor/pesquisador que se adapte às exigências impostas pela dinâmica da reforma da educação tendo em vista a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, defende a formação profissional, que atribui ao egresso do curso a aptidão para: 

 

I - Capacidade de planejar, definir e realizar estratégias de mediação pedagógica eficazes para o ensino aprendizagem de Ciências e Biologia.

 

II - Formular e aplicar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos: imagens, gráficos, dados e textos, recursos tecnológicos.


III - Auxiliar na elaboração de plano pedagógico e na gerência de processos de ensino e aprendizagem.


IV - Ter uma postura ética e uma prática educativa considerando e respeitando as diferenças étnicas e sociais da comunidade escolar.


V - Desenvolver e aplicar estratégias de aprendizagem interdisciplinares.


VI - Profissionais capacitados para atuarem como docentes de instituições de Ensino Públicas e Privadas, habilitados também a empreender estudos de pós-graduação e de pesquisa.


VII - Profissionais que detêm  adequada fundamentação teórica, como base para  uma ação competente, que inclua o conhecimento na diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem.


VIII - Profissionais conhecedores da necessidade de atuar com responsabilidade na conservação e manejo da biodiversidade, na gestão ambiental e na busca de melhoria da qualidade de vida.


IX - Profissionais capazes de portarem-se como professores, conscientes de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental.


X - Profissionais habilitados para orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural e à biodiversidade.


XI - Profissionais comprometidos com a ética, com a ampliação das possibilidades de Educação e com a construção de uma Escola de qualidade, capaz de tornar menos distante o sonho de uma sociedade justa e igualitária.


XII - Profissionais aptos a assumirem a docência junto aos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, comprometendo-se com a competência científica, técnica, política e pessoal.