AMBIENTE DE PRODUÇÃO - Servidor conectado: 10.190.0.23

Orientações Acadêmicas EAD

Matrícula e documentos

A matrícula nos cursos é o momento formal de contratação dos serviços educacionais por parte do aluno com a UNIASSELVI. Esse processo é feito através da comprovação dos documentos e o pagamento da primeira mensalidade. Além é claro da Assinatura do Contrato.

São exigidos os seguintes documentos:

o       - Cédula de Identidade

o       - CPF

o       - Uma foto 3X4

o       - Diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio;

o       - Histórico escolar do Ensino Médio;

o       - Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

O aluno que não comprovar a conclusão do Ensino Médio em data anterior ao início das aulas não poderá requerer a matrícula.

Carteirinha

Todos têm direito a Carteirinha de Identificação Estudantil. Seu uso é regulado por legislação estadual. Por isso, muitas vezes é necessário que o aluno apresente junto com a carteirinha também o seu documento de identidade e o comprovante de matrícula. As carteirinhas estudantis são enviadas aos alunos, através do professor-tutor externo após o primeiro mês de aula. Somente para os alunos com sua documentação em dia, principalmente a foto. A emissão da segunda via da carteirinha é cobrada.

Re-matrículas

A renovação de matrícula deverá ser feita para cada módulo. Os cursos são divididos em módulos com geralmente quatro ou cinco disciplinas com duração de 6 meses. O contrato que você assina é relativo a um módulo do curso. Então fique atento, cada final de módulo tem uma data para a renovação da matricula, momento esse de renovar o contrato com a UNIASSELVI. Essa data está disponível no cronograma do curso. No ato da matrícula ou renovação da matrícula você recebe um carne com seis boletos relativos aos pagamentos daquele módulo. Os valores e as disciplinas também são apresentados no contrato que você assina. Fique atento, se você incluir mais disciplinas ou mudar de curso, é bem provável que os valores a serem pagos também mudem.

Pagamentos

Evite transtornos, não atrase suas mensalidades. Qualquer problema relacionado aos pagamentos você deverá entrar em contato com o setor financeiro do NEAD. Verifique nos boletos, o pagamento feito até a data de vencimento dá direito a um desconto. Os pagamentos dos boletos podem ser feitos somente nas agências bancárias autorizadas. Nem o professor tutor externo, nem os responsáveis pelo Pólo de Apoio Presencial podem receber os pagamentos.

Ah! Não se esqueça da cláusula contratual. Somente poderá renovar a matrícula para o período seguinte o aluno que estiver em dia com os compromissos financeiros do período anterior. Após o vencimento o boleto deverá ser emitido novamente. Esses boletos podem ser emitidos por você através do site da UNIASSELVI no ícone Ensino a Distância – Mensalidades EAD informando seu número de matrícula.

Os boletos para pagamentos estão disponíveis on-line e podem ser impressos a qualquer momento com a data de pagamento atualizada. Não é necessário ficar aguardando o envio do boleto impresso.

Turmas

As aulas sempre acontecerão nas turmas em salas disponibilizadas pelo Pólo de Apoio Presencial. Essas salas deverão ter uma TV e DVD para uso em caso dos materiais em vídeo que poderão ser utilizados. Algumas turmas podem ser unidas no decorrer das aulas, isso será de acordo com cada caso. Somente poderá participar das aulas o aluno que estiver regularmente matriculado. Essa verificação pode ser feita on-line pelo professor-tutor externo.

O encontro presencial é o momento em que o professor-tutor externo ira conduzir as atividades e tirar suas dúvidas. Reporte-se a ele antes de entrar em contato com a UNIASSELVI. Esse professor é um profissional capacitado e contratado pela UNIASSELVI. Todas as atividades presenciais são supervisionadas pela UNIASSELVI. Vale aqui lembrar que em nenhum momento o professor-tutor externo poderá alterar as datas dos encontros.

Material didático

O material didático é enviado para as turmas sem custo adicional. Sempre será entregue no primeiro encontro da disciplina. O material disponibilizado ao aluno é o seguinte:

- Manual do acadêmico que é entregue no início do curso.

- Documento com todas as orientações acadêmicas, administrativas e financeiras.

- Caderno de Estudos que é entregue no início da disciplina. Para cada disciplina do curso é entregue um Caderno de Estudos.

- Agenda de Atividades que é entregue no início de cada módulo. Ou seja, cada renovação de matrícula o aluno receberá uma nova agenda de atividades.

Todo esse material não tem nenhum custo adicional. Esse material é enviado pela UNIASSELVI ao professor-tutor externo que irá entregar aos alunos.

Além desses materiais, é claro, o professor tutor externo recebe um manual de orientações pedagógicas no início de cada módulo. Os materiais de estudos, avaliações, requerimentos e outras documentações necessárias são enviados para a UNIASSELVI através do professor-tutor. O professor-tutor externo irá receber um cartão de postagem que dá direito de enviar os materiais sem desembolso nenhum.

Avaliações

As avaliações são enviadas ao professor-tutor externo para a devida aplicação nos dias agendados no cronograma de cada curso. Tanto a abertura do lacre como o fechamento deverá ser acompanhado por alunos que devem assinar a ata constante no envelope.

Somente serão aceitas as provas de alunos que assinaram a ata de presença. A ata de presença, o diário de classe, as provas e os cartões das provas devem ser lacradas e devolvidas juntas para o NEAD no primeiro dia útil após a sua aplicação.

A reposição de prova poderá ser feita em requerimento próprio junto ao professor-tutor externo. Esse requerimento somente será deferido nos casos amparados pela Lei 6.202/75, decreto número 1.044/69 que visa atender pessoas em casos de doenças infecto contagiosas, traumatismos, patologias, gravidez e convocação legal (serviço militar, eleitoral ou judicial).

O aluno que perder a prova final, automaticamente estará reprovado. Poderá cursar (mais uma vez) sem pagar novamente. O requerimento para cursar disciplina na qual reprovou deverá ser feito junto ao monitor da turma com requerimento próprio.

Tutoria à distância

A tutoria presencial na UNIASSELVI está disponível para que você possa tirar dúvidas. Se mesmo perguntando ao professor-tutor-externo você ainda está com dúvidas, entre em contato com a tutoria da disciplina. Você pode fazer isto através de e-mail, carta, fax, 0800 ou acessando o ambiente virtual de aprendizagem através das ferramentas lá disponíveis. Para facilitar essa comunicação descreva a sua dúvida com clareza, verificando antes se ela pode ser sanada acessando o ambiente virtual de aprendizagem, lendo o material impresso ou conversando com o seu professor-tutor externo.

Convalidação de disciplinas

As disciplinas que você já cursou em curso superior reconhecido pelo MEC podem ter seus créditos aproveitados nos cursos da UNIASSELVI. Esse requerimento deve ser encaminhado através do professor-tutor externo e aguardar deferimento. Enquanto o processo de convalidação não for terminado você deverá considerar não deferido e seguir o cronograma normalmente. Nos casos em que as disciplinas forem aproveitadas os valores das mensalidades poderão sofrer alterações. Uma disciplina já cursada ou convalidada não será cobrada. Neste caso o carnê terá que ser impresso novamente.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Para acessar o ambiente virtual de aprendizagem você deverá acessar o site do NEAD, www.nead.com.br - clicar no link, ALUNO na área acadêmica informar o login e senha. Esse login e senha estão impresso no primeiro boleto de pagamento ou enviado a você através do professor-tutor de sua turma.