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Perguntas Frequentes

Ambiente de Aprendizagem

Como faço para tirar dúvidas do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

É muito fácil! Além dos meios normais de comunicação (telefone 0800 642 5000e-mail,etc.), você pode entrar em contato com o suporte técnico, utilizando a ferramenta “Solicitação de Atendimento” - Canal de Comunicação – Informática – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esta ferramenta está disponível no menu Atendimento.  


O que consta nas Trilhas de Aprendizagem das Disciplinas?

As Trilhas de Aprendizagem das disciplinas estão subdivididas em quatro etapas: Apresentação; Unidade I; Unidade II; Unidade III. Cada etapa é regida pela hipertextualidade, envolvendo o conteúdo estudado na disciplina, bem como poderá conter dicas de estudo e lembretes das atividades a serem desenvolvidas.

São potencializados em cada etapa, os recursos pedagógicos relacionados à especificidade de cada etapa, como: Plano de Ensino; Caderno de Estudos Virtual; Vídeo da Disciplina; Material de Apoio; Fórum; Enquete; Objeto de Aprendizagem; Indicação de Cursos de Formação Continuada e o convite para Facebook.

As disciplinas de Estágio e TG também são regidas por Trilhas de Aprendizagem. Neste caso, as trilhas são subdivididas em quatro etapas: Etapa I; Etapa II; Etapa III e Etapa IV. Nestas, além dos recursos já destacados, também constam os documentos necessários para a realização das atividades.


O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um conjunto de elementos tecnológicos capaz de potencializar a construção de conhecimentos através da interação e interatividade entre estudantes e formadores envolvidos no processo de ensinar e aprender, sem a necessidade de dividirem os mesmos espaços geográficos.

O AVA da UNIASSELVI está pautado em Trilhas de Aprendizagem. Estas trilhas correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover e desenvolver competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia.


O que é possível fazer no Ambiente Virtual de Aprendizagem?   

•  Solicitar Atendimento.

•  Estudar por meios das Trilhas de Aprendizagem.

•  Interagir com os Tutores Internos, Tutores Externos e Coordenadores nos fóruns das disciplinas disponíveis nas Trilhas de Aprendizagem.

•  Participar das enquetes disponíveis nas Trilhas das disciplinas.

•  Buscar informações gerais sobre as atividades a serem desenvolvidas, bem como outras informações importantes relacionadas a vida acadêmica.

•  Ficar antenado com o que está acontecendo no Brasil e no Mundo por meio do Fique Ligado.

•  Realizar cursos de Formação Continuada.

•  Efetuar solicitações específicas.


Atividades Complementares

Como faço para cadastrar as atividades complementares?

•    Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, utilizando seu login e senha.
•    Clique no menu Vida Acadêmica – Atividades - Atividades Complementares - Registro das Atividades.
•    Antes de clicar em Incluir, observe em qual semestre você fez a atividade (exemplo: se você fez atividade no dia 02/02/2012, deve colocar 2012/1).
•    Depois, clique em Incluir.
•    Data: deve conter dia/mês/ano (exemplo: 02/02/2012).
•    Descrição: você descreve a atividade (exemplo: Curso de Informática Básica).
•    Local: local em que fez a atividade (exemplo: Indaial – Santa Catarina).
•    Tipo de atividade: selecione o tipo, conforme a atividade. Veja o exemplo: “Participação em curso de Informática”.
•    Carga horária: quantidade de horas da atividade.
•    E para finalizar, clique em Incluir.


Carga Horária de Prática

O que é a carga horária de PRÁTICA existente na matriz curricular do meu curso?

A PRÁTICA é um componente curricular vivenciado ao longo do curso e deve ser cumprida a cada módulo (semestre). Compreende a realização de atividades práticas (diferentes da aula comum), que devem ocorrer em cada módulo. Objetiva o permanente exercício da Teoria aliada à Prática. O lançamento da PRÁTICA é feito pelo Tutor Externo da disciplina, no respectivo semestre (diário e site). Caso você não tenha realizado esta atividade, será apresentada a situação FALTA PRÁTICA em seu Boletim de Aproveitamento Semestral.


Carteirinha Estudantil

Para que serve a Carteirinha de Identificação Estudantil?

Todo o estudante do Grupo UNIASSELVI, ao efetuar sua matrícula no início do curso, recebe uma carteirinha de identificação estudantil. Esta carteirinha é necessária em todas as dependências e atividades oferecidas pelo Grupo.

A apresentação da carteirinha lhe dá direito a descontos em cinemas, teatros, espetáculos musicais, circenses e eventos esportivos, de acordo com a legislação de seu estado.

A carteirinha tem validade até a conclusão do curso no qual o estudante estiver matriculado, e deverá ser devolvida no ato do rompimento do contrato estudantil.

O custo de uma nova carteirinha é de responsabilidade do usuário e implica no pagamento de uma taxa respectiva.

Se por ventura algum acadêmico vir a não receber a carteirinha no prazo de dois meses é porque não temos uma foto dele em nosso sistema; sendo assim, o cartão de identificação estudantil não foi confeccionado. Solicitamos que encaminhe uma foto 3X4 ou uma foto digital para a UNIASSELVI, por meio do e-mail digitalizacao@uniasselvi.com.br, contendo o número de matrícula, nome completo e turma.

Qualquer dúvida entre em contato com o Setor de Carteirinha.
 


Posso mudar minha foto que está publicada no site e nos arquivos da UNIASSELVI?

Sim, basta tirar uma nova foto na biblioteca ou encaminhar uma foto digital. As fotos serão comparadas ao documento de identidade guardado eletronicamente.


Credenciamento de Cursos a Distância

A UNIASSELVI está credenciada para ministrar cursos a distância?

Sim. A UNIASSELVI foi credenciada para ministrar cursos a distância através da Portaria n° 4.017, de 22/11/05 (DOU-23/11/05). O Núcleo de Educação a Distância - NEAD da UNIASSELVI - coordena as atividades que envolvem estes cursos. No ano de 2013 a instituição foi recredenciada junto ao MEC, para o prazo de 4 (quatro) anos, para oferta de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, conforme Portaria nº 499, de 12 de junho de 2013 publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de junho de 2013.

 

 


Data de Vencimento de Parcelas

Recebo desconto se pagar adiantado o módulo inteiro?

Não. Mesmo pagando adiantado o módulo inteiro, o acadêmico não recebe nenhum tipo de desconto.


Posso mudar a data de vencimento das parcelas?

Não. Não é possível mudar a data de vencimento das parcelas.


Emissão de Boleto

Como faço para emitir o boleto?

Você pode emitir seu boleto através do site da UNIASSELVI (www.uniasselvi.com.br) - Mensalidades - Mensalidades EAD - REEMISSÃO DO BOLETO PARA PAGAMENTO DAS MENSALIDADES >> Clique aqui - Digite sua matrícula e escolha qual parcela você deseja pagar - Emitir Boleto.


ENADE

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos acadêmicos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.


Qual o objetivo do Enade?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.


O Enade é obrigatório?

O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do Inep.

Para mais informações consulte o site do INEP.


Endereço dos Polos de Apoio Presencial

Em que local encontro o telefone e o endereço dos Polos de Apoio Presencial?

O endereço e o telefone estão disponíveis no site do NEAD (http://www.nead.com.br), no link Polos de Apoio Presencial.


Entenda o que é um curso de Tecnologia

Por que foram criados os cursos superiores de graduação tecnológica?

Estes cursos surgiram para suprir uma demanda crescente no mercado de trabalho, que exige maior preparação, formação e aprimoramento educacional e profissional em menor tempo possível. Desta forma, tem-se um profissional de nível superior formado em menor tempo, tendo em vista que algumas pessoas não querem ou não podem dispor de quatro ou cinco anos para cursar uma faculdade (curso superior convencional).


Depois de concluir um curso superior de graduação tecnológica, o profissional pode dar prosseguimento aos seus estudos realizando cursos de extensão, especialização, mestrado ou doutorado?

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n° 9394/1996), combinada com o Parecer 436/2001 permite que o egresso do curso tecnológico dê prosseguimento aos seus estudos em outros cursos e programas de educação superior, tais como extensão, especialização, mestrado e doutorado. Depende, evidentemente, do interesse do acadêmico.


Qual a diferença entre um curso superior de graduação convencional (bacharelado) e um curso superior de graduação tecnológica?

A primeira grande diferença é o tempo de formação: um tecnólogo pode ser formado após um curso com duração de 2 a 3 anos, cursando de 1600 a 2400 horas, conforme o curso. A segunda diferença é que o tecnológico tem uma formação específica para o mercado de trabalho, ao passo que o bacharelado confere uma formação mais abrangente. A terceira diferença é que, em razão do tempo mais curto de formação, existe a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho de forma mais rápida.


O diploma, a titulação obtida no Curso Superior de Graduação Tecnológica, é igual à obtida em curso superior de graduação convencional (cursos em faculdades ou universidades)?

O Curso Superior de Graduação Tecnológica dá ao cidadão formado o diploma de graduação em nível superior, exatamente como qualquer outro curso de qualquer área. Enfim, trata-se de um curso superior como qualquer outro, mas direcionado a um determinado foco.


O que é um tecnólogo?

Trata-se de um profissional de nível superior, apto a desenvolver atividades em uma determinada área. Possui formação direcionada à aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias, com formação em gestão de processos de produção de bens e serviços. Tem como grande diferencial a ênfase na capacitação para empreender, em sintonia com o mercado. Portanto, os cursos superiores de graduação tecnológica formam profissionais especializados em um ramo específico de uma determinada área.


Funcionamento de Curso Superior a Distância

Por que o nome do acadêmico não consta no diário de classe?

Apenas não consta no diário de classe o nome do acadêmico que não estiver devidamente matriculado.


Com quem resolvo as pendências e tiro dúvidas?

Apoio Pedagógico: com o Tutor Interno, o Tutor Externo e a Coordenação de Curso, através de e-mail publicado em cada agenda da disciplina, ou também por meio da ferramenta de contato Solicitação de Atendimento, disponível no AVA menu Atendimento ou pelo telefone 0800-642-5000.
     
Registro Acadêmico: 
com a Gerência Acadêmica, através do e-mail gerenciacademica@uniasselvi.com.br, ou pela ferramenta contato ou Solicitação de Atendimento, disponível no AVA menu Atendimento ou pelo telefone 0800-642-5000 (para resolver pendências com a matrícula, mudança de turma, notas, informações cadastrais, documentação pendente, convalidação de disciplinas e reemissão de carnê).
   
Setor de Logística
: com o Núcleo de Educação a Distância - NEAD, por meio de e-mail ou pela ferramenta contato ou Solicitação de Atendimento, disponível no AVA menu Atendimento ou pelo telefone 0800-642-5000 (para tratar assuntos relacionados aos monitores, recebimento, devolução e troca de materiais).
    
Setor de Informática:  com a Gerência de Informática, através de e-mail informatica.nead@uniasselvi.com.br ou pela ferramenta Contato ou Solicitação de Atendimento menu Atendimento, disponível no AVA ou pelo contato telefônico gratuito 0800-642-5000 (para resolver pendências de acesso ao site, funcionamento do ambiente de aprendizagem, login, senha e problemas com pagamentos).


Existem avaliações no curso?

 Sim. Para cada disciplina serão realizadas as seguintes avaliações:

a) Avaliação I: elaboração de uma redação referente à Unidade 1 do Caderno de Estudos.

b) Avaliação II: dez questões objetivas referentes à Unidade 2 do Caderno de Estudos.

c) Avaliação Final: é dividida em duas etapas, sendo quinze (15) questões objetivas e três (03) questões dissertativas, abrangendo as três unidades do Caderno de Estudos.

Para ser aprovado, o acadêmico deverá atingir a média geral maior ou igual a 7,0 (sete) e ter 75% (setenta e cinco por cento) de presença nos encontros.


Como o acadêmico pode comunicar-se com os Coordenadores e os Tutores Internos de cada disciplina do curso?

Através da utilização dos seguintes recursos:
        ·        telefone/fax: 0800-642-5000;
        ·        e-mail: de acordo com cada setor;
        ·       
atendimento on-line (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA);
        ·        contato (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA).

Obs: A ferramenta "Atendimento on-line" é de uso exclusivo para sanar dúvidas das disciplinas.


Quais as características dos ESTUDOS MIDIATIZADOS?

O que são: momentos em que o acadêmico interagirá com o docente e com o Tutor Interno da UNIASSELVI, através da utilização de recursos de mídia (telefone 0800-642-5000, fax, e-mail, AVA)
   
Onde acontece:
em um local que tenha acesso ao computador/Internet, que pode ser a casa do acadêmico ou qualquer outro lugar.

O que o acadêmico realizará:
encaminhará suas dúvidas ao Tutor Interno que está na UNIASSELVI; estudará e discutirá temas que o Tutor Interno e os Tutores Externos mediarão, através do fórum e do bate papo (conforme datas e horários marcados na agenda da disciplina).
 


Quais as características dos ENCONTROS PRESENCIAIS?

O que é: momento em que os acadêmicos se reúnem, coletivamente, em uma sala de aula, com orientação do Tutor Externo da disciplina.
    
Onde acontece:
em uma sala de aula específica para cada turma, montada com TV–vídeo e material de apoio.

Horários: São divulgados pelo curso. Há um encontro presencial semanal para cada disciplina. 
    
O que o acadêmico realizará:
estudo da ementa das disciplinas e da agenda de atividades; discutirá as autoatividades realizadas em casa; realizará as avaliações presenciais; conforme disponibilidade do tempo, responderá a algumas autoatividades.
 


Quais as características do AUTO ESTUDO (CADERNO DE ESTUDOS)?

    O que é: momento em que o acadêmico estuda introspectivamente, em casa.
    
    Onde acontece:
na casa do aluno (individual ou em reunião de grupo).
    
    O que o acadêmico realizará:
Leitura do Caderno de Estudos; as auto atividades e reflexões.


Quais os momentos e situações de estudo no curso?

·   Autoestudo.
·   Encontros Presenciais.
·   Estudos Midiatizados.


Como o acadêmico estuda na modalidade a distância?

O acadêmico recebe o material impresso (Caderno de Estudos), que contém textos, atividades e leituras complementares. O Caderno de Estudos é dividido em três unidades. Além disso, ele conta com o vídeo da disciplina, fóruns, enquetes, materiais de apoio e objetos de aprendizagem, todos disponibilizados nas Trilhas de Aprendizagem – AVA.


Gabaritos

Em que local encontro os gabaritos das avaliações?

Os gabaritos estão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem – menu Avaliações.


Horário dos Encontros Presenciais

Qual o horário dos Encontros Presenciais?

Os Encontros Presenciais são realizados nas dependências do Polo de Apoio Presencial nos seguintes Turnos e Horários:

MATUTINO
Primeiro Período: 8h às 9h35min
Intervalo: 9h35min às 9h50min
Segundo Período: 9h50min às 11h20min

VESPERTINO
Primeiro Período: 13h às 14h35min
Intervalo: 14h35min às 14h50min
Segundo Período: 14h50min às 16h20min

NOTURNO
Primeiro Período: 18h40min às 20h15min
Intervalo: 20h15min às 20h30min
Segundo Período: 20h30min às 22h

 

 


Média Final

Como calcular a sua MÉDIA FINAL.

Avaliação Nota Nota por Questão Peso Média  
1ª Avaliação Somativa - Redação Individual (Unidade I) 10   1  
2ª Avaliação Somativa - Individual e sem Consulta (Unidade II) 10 1
3ª Avaliação Somativa - Prova Final - Individual e sem Consulta (Geral) 6   8 3 questões subjetivas 4,8
4     15 questões objetivas 3,2

Veja simulação abaixo:               MÉDIA FINAL

             1ª AV       2ª AV       AV DISSERT       AV OBJ

Média: (10*1) + (10*1) + (7,0 * 4,8) + (8,0*3,2) / 10 = MÉDIA FINAL


Como são calculadas as médias finais?

Para os Cursos na modalidade de Ensino a Distância as médias finais são calculadas de acordo com os pesos atribuídos para cada avaliação. A média de aproveitamento para aprovação deverá ser igual ou superior a 7,0.

 


Procedimentos Acadêmicos

Posso requerer cancelamento de matrícula?

Sim, desde que você o solicite ao final de qualquer disciplina em que tenha sido aprovado e que esteja em dia com as obrigações financeiras. A cobrança das demais mensalidades serão analisadas de acordo com cada caso.


Para cursos na modalidade a distância, o pedido de transferência interna pode ser aceito?

Este pedido pode ser aceito normalmente.


Posso fazer Transferência Interna de um Curso na modalidade a Distância para outro Curso na Modalidade a Distância?

Sim, e normalmente. O interessado fará um pedido normal. Esta transferência será concedida depois que você for aprovado em qualquer disciplina do curso que estava frequentando. A cobrança da mensalidade será analisada de acordo com cada caso.